AcimaBLOG

Ten year Challenge: apenas um meme ou data mining?

17 de janeiro de 2019

Um novo meme vem ganhando popularidade nos últimos dias, o “Ten Year Challenge” (desafio dos dez anos), no qual as pessoas postam uma foto de 2009 ao lado de uma atual.  Parece ser uma brincadeira inocente. No entanto, alguns especialistas em machine learning afirmam que pode se tratar de um grande esforço de aquisição de dados  para aprimorar algorítimos de reconhecimento facial, que, com a comparação das fotos atuais com as de 10 anos, teriam facilidade para detectar pequenas nuances, de modo a aprender mais sobre o envelhecimento.

As suspeitas ganharam força após a publicação de um artigo no site Wired, por Kate O’neill, no qual afirmou que o desafio viral forneceu um volume massivo de dados já classificados, separados por usuário e por um período específico de tempo, o que torna mais fácil para analisar que todas as fotos já enviadas pelos mesmos usuários mas sem seguir uma ordem exata.

O Facebook por sua vez negou essas afirmações e tratou de se afastar das suspeitas, afirmando que o desafio foi criado por usuários e que não tem nenhum ganho com o meme.

Mas, mesmo não tendo iniciado a brincadeira, a companhia tem bastante a ganhar com as informações disponibilizadas, pois seus sistemas de reconhecimento facial já estão em desenvolvimento há bastante tempo e novos produtos baseados na tecnologia começam a chegar ao público. Um exemplo é o Facebook Portal, um sistema de chat por vídeo, com hardware próprio dotado de uma câmera que segue o movimento do usuário. Esse sistema utiliza reconhecimento facial para saber para onde se mover.

De qualquer modo, quaisquer informações pessoais disponibilizadas podem  ser (e provavelmente serão) utilizadas como produto.

 

 

 

 

 

 

Tags